Cuidado constante ao dirigir à noite


Há um grande número de motoristas que prefere guiar o cargueiro durante à noite. O principal motivo é o movimento reduzido. No entanto, isso não é sinônimo de segurança. O cuidado noturno deve ser redobrado!

Se você faz parte da turma que dirige o caminhão só depois do sol se pôr, confira as nossas dicas:

 Antes de partir, veja se os faróis, luzes de freio, finalização, parabrisas e espelhos estão limpos, regulados e funcionando perfeitamente. São eles que vão garantir que você veja e seja visto à noite.

– Use o farol alto apenas em emergências ou para sinalizações a quem vem na faixa contrária. Manter o farol alto durante o trajeto prejudica a visibilidade de outros estradeiros, causando acidentes.

– Caso você seja o prejudicado pela luz alta de um caminhão, mantenha a luz baixa e utilize a faixa de acostamento como referência.

– Durante a noite, a percepção de distância do motorista muda. Por isso, conduza o caminhão um pouco abaixo do limite de velocidade da via, e mantenha uma distância maior dos veículos que estiverem a frente.

 Apesar da redução do tráfego, é durante a noite que pedestres e motoristas imprudentes fazem a festa. Por isso, aumente a atenção no trecho quando estiver próximo de áreas urbanas.

 Mais um motivo para você andar abaixo da velocidade indicada no trecho: animais cruzando a estrada.

– O ideal é que a cada 3 horas você faça um descanso de 20 minutos ou tire um cochilo mais prolongado caso esteja muito cansado.

 Não use remédios, drogas ou outras substâncias para se manter acordado. Uma boa noite de sono vai te deixar revigorado.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.